terça-feira, 12 de julho de 2011

“Alma Piracicabana” revela universo de Edson Rontani


   O Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes abriga, desde a última quinta-feira, a exposição “Alma Piracicabana”, com obras do artista plástico Edson Rontani. A principal preocupação da mostra é levar ao grande público uma das faces pouco conhecidas de Rontani, a de artista plástico revelada através de telas a óleo, com técnicas aprendidas nos anos de 1950 com o Frei Paulo de Sorocaba e nos anos de 1970 com Hugo Benedetti, ícones da arte plásticas local.
   “Alma Piracicabana” reúne obras renegadas por Edson Rontani. São quadros a óleo, telas em crayon, aquarelas e charges. Alguns quadros foram assinados com pseudônimo e as aquarelas sempre mereceram o desprezo do autor, sendo redescobertas por familiares logo após seu falecimento ocorrido em 1997. “Essas aquarelas ficaram enroladas por muitas décadas dentro de jornais e nunca receberam a atenção do seu autor, e, sem querer, acabaram sendo protegidas por quase 50 anos dos raios solares, o que garantiram sua integridade”, diz Edson Rontani Júnior, curador da mostra.
   Edson Rontani é um desenhista autodidata que aprendeu a desenhar ainda quando criança. Aos 16 anos fez os esboços do que seria depois o “Nhô Quim”, mascote do E. C. XV de Novembro. Foi diretor do Orbis Studio, uma escola de artes situada na rua XV de Novembro. Criou, em outubro de 1965, o “Ficção”, considerado o primeiro fanzine brasileiro. Colaborou com a imprensa local sendo locutor da Rádio Difusora AM e colunista de “O Diário de Piracicaba” e do “Jornal de Piracicaba”, onde publicou por quase 20 anos a coluna “Você Sabia?”. Aposentou-se como funcionário público da Secretaria Estadual de Agricultura.
  À pintura de telas a óleo, teve iniciação junto ao Frei Paulo de Sorocaba no Seminário São Fidelis e também junto a Hugo Benedetti. Este último é retratado em duas telas participantes da exposição.
   Nesta mostra, a principal atenção é dada aos quadros à óleo e aquarelas. Haverá também o “Espaço Nhô Quim”, com reproduções de peças publicadas nos anos de 1990 nas quais vê-se as desventuras da personagem símbolo do XV de Piracicaba.
   A realização é da Prefeitura Municipal de Piracicaba, Secretaria de Ação Cultural e Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Morais. A mostra conta com apoio da ACIPI, Honda Aversa, Jornal de Piracicaba, Nhô Quim Pneus, Simespi e Unimed.
   Serviço – Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes situa-se à rua Santo Antonio esquina com a rua 13 de Maio. A exposição estará aberta à visitação até 5 de agosto, de terça a domingo, das 9 às 17 horas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário