quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Piracicaba terá a Semana do Fanzine em homenagem a Edson Rontani



O Dia Municipal do Fanzine será comemorado na cidade em 12 de outubro. A proposta é do vereador Pedro Cruz (PSDB), em homenagem ao artista plástico, caricaturista e chargista piracicabano Edson Rontani, criador do lendário personagem Nhô Quim, mascote do Esporte Clube XV de Novembro.

“A data escolhida é uma justa homenagem e um incentivo aos zines brasileiros”, explica Cruz, autor do projeto de decreto legislativo 57/2014. O texto da propositura foi aprovado na primeira reunião ordinária de 2015 da Câmara de Vereadores de Piracicaba, realizada às 19h30 desta segunda-feira, 2, no Plenário Francisco Antônio Coelho.

Conforme explica o autor do projeto, Rontani lançou o primeiro fanzine no Brasil, em 12 de outubro de 1965, sob o título de Ficção e com distribuição pelos Correios. “Ele procurava um meio de difusão da cultura das histórias em quadrinhos no Brasil, e só muito depois veio a saber dos fanzines norte-americanos e europeus”, diz Edson Rontani Jr., filho do artista, em depoimento à publicação Quadrinhos Independentes, de Edgard Guimarães.

Ainda na propositura, Pedro Cruz cita que o primeiro fanzine tinha como característica a pesquisa e o ineditismo, tendo como premissa publicar artigos pouco conhecidos da maioria. A iniciativa repercutiu em publicações internacionais, como na Academia de Letras da Suécia.

O Dia Municipal do Fanzine consistirá em palestras, exposições fotográficas e debates que contextualizem sua história e atualizem o público sobre as tendências e novidades na área. A organização e a realização das atividades -- realizadas anualmente -- serão de responsabilidade da Câmara, em conjunto com rádios e canais de televisões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário