domingo, 10 de setembro de 2023

"Pamonhas, Ainda !" resgata trabalho de Edson Rontani



A exposição "Pamonhas, Ainda", paralela do 50º. Salão Internacional de Humor de Piracicaba, relembra a trajetória de Edson Rontani. Ele é o único artista homenageado "in memoriam". A exposição foi aberta na manhã de 2 de setembro e prossegue até o final de outubro na Biblioteca Municipal de Piracicaba. A curadoria foi dos artistas Fábio San Juan, Erasmo Spadotto e Eduardo Grosso, três dos "pamonhas de Piracicaba", artistas locais que tiveram destaque na arte piracicabana.


Um dos destaques fica para o pau de sebo, que Rontani publicava nos anos 1980 nos jornais locais, mostrando as posições dos times com os quais jogava o Esporte Clube de Novembro de Piracicaba. O pau de sebo apresentava a situação final nos turnos ou campeonato em que o Nhô Quim participava. Esta reprodução é do ano de 1986.



Pamonhas, Ainda, organizada pelos ex-diretores do Salão, Erasmo Spadotto e Eduardo Grosso, conta com obras de 21 artistas piracicabanos que, em algum momento de suas carreiras, estiveram ou participaram de alguma atividade do Salão de Humor.

O Salão de Humor é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac e do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba).

OS ARTISTAS – Participam da paralela Pamonhas, Ainda os artistas Alê Bragion, Andrei Bressan, Claudinei Bettiol, Daniel Ponciano, Edu Grosso, Erasmo Spadotto, Erico San Juan, Edson Rontani (in memoriam), Eduardo Caldari, Fernanda Nepomuceno, Fábio San Juan, Fausto Longo, Francisco Crócomo, Gilberto Algarra, Lucas Leibholz, Maria Luziano, Rafael De La Torre, Sebastian Setarpo, Willian Hussar, Maiolo e Marangoni.


Nenhum comentário:

Postar um comentário