domingo, 8 de abril de 2012

Escola Edson Rontani inicia quinzena cultural

Edson Rontani Júnior entrega reproduções à diretora Aparecida Everaldo (à esquerda) auxiliados por funcionárias da escola


   Começa nesta segunda-feira a quinzena cultural da Escola Estadual Edson Rontani, situada no bairro Altos do Piracicaba. A iniciativa partiu da diretoria da escola em parceria com a família do patrono da escola e a comunidade da região. A Quinzena Cultural será a primeira atividade oficial realizada em homenagem ao patrono. Edson Rontani foi funcionário público estadual lotado na Secretaria da Agricultura, mas tornou-se famoso na cidade pela habilidade como artista plástico, tendo por quase cinco décadas publicados seus trabalhos nos jornais locais. Propagou a imagem do “Nhô Quim” como mascote do E. C. XV de Novembro de Piracicaba. Por 18 anos publicou a coluna “Você Sabia?”, além de ter criado o primeiro fanzine nacional. Tinha paixão pelas histórias em quadrinhos, sendo um dos mais importantes colecionadores de gibis do país, tendo coleção com cerca de 80 mil exemplares de várias editoras e períodos.
   Segundo Aparecida Everaldo Rolim, diretora da escola que abriga cerca de 500 alunos, o objetivo é integrar alunos e a comunidade com atividades lúdicas e desportivas. A escola funciona na região do residencial Mário Dedini desde 2008 e recebeu a denominação de E. E. Edson Rontani em 2010 conforme lei °. 14.117 sancionada pelo governador do estado seguindo projeto do então deputado estadual Roberto Felício.
   A família de Edson Rontani auxilia na realização de Quinzena que constará de um culto ecumênico a ser realizado em data a ser agendada. Em parceria com a editora Marca de Fantasia, estão sendo doados à Sala de Leitura e alunos o livro “Você Sabia?”, coletânea com alguns desenhos do artista. Semana passada foram doados quadros com personagens e charges de Edson Rontani, alcançados através da recuperação de originais cujo trabalho foi realizado por seu filho Fábio Rontani. Haverá também duas palestras como o tema “Desenho como ferramenta de inclusão profissional”, a ser ministrada por outro filho do artista, Edson Rontani Jr.
   Além disso, está sendo organizado um concurso de desenho livre, cujos dez primeiros classificados serão inscritos no 10º. Salãozinho de Humor da Secretaria de Ação Cultural, e também um concurso de redação e o 1º. Torneio Interclasses de Futebol de Salão. Haverá premiação em todas as categorias, cujos brindes foram cedidos pela Fundiart – Fundições Artísticas, C. C. C. Piazza Tintas e Auto-Escola e Despachante Relâmpago.
   A Escola Estadual Edson Rontani atende o ensino fundamental ciclo II, de 5ª. a 8ª séries, educando crianças de 11 a 14 anos. O Torneio Interclasses de Futebol terá disputadas nos dias 15 e 29 de abril e 6 de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário